Como surgiu o primeiro website?

Como surgiu o primeiro website?

A internet vem revolucionando o mundo desde muitos anos. Computadores, tablets e smartphones invadiram o dia a dia de todas as pessoas mundo afora, são encarados como algo natural por todos aqueles que já nasceram na Era Digital.

Mas, a grande maioria das pessoas não sabe de fato como a internet surgiu pela primeira vez.

A internet nem sempre teve a forma como conhecemos nos dias de hoje. O primeiro website só foi surgir no ano de 1991, décadas depois de engenheiros militares norte-americanos terem desenvolvido a APARNET.

Confira abaixo qual foi o primeiro website criado na história e como ele funcionava.

Como surgiu o primeiro website?

Como surgiu o primeiro website?

A World Wide Web

Chamar a primeira página criada de website é algo que, nos dias de hoje, causa até uma certa estranheza. Porém, no dia 6 de agosto de 1991 era criada a World Wide Web (WWW).

Os objetivos da WWW

O principal objetivo inicial da WWW passava pela criação de um universo de documentos HTTP que podiam ser acessados por todos.

A grande novidade estava na introdução de hipertexto, isto é, ligações que faziam com que as páginas se relacionassem entre si, criando websites complexos.

A primeira imagem só foi colocada online já no ano de 1992, um ano depois da criação do World Wide Web.

Esta revolução histórica mudou para sempre os hábitos do homem, e foi assinada por Tim Berners-Lee, um jovem cientista que trabalhava no CERN (Organização para a Pesquisa Nuclear).

O garoto inglês estava, no entanto, longe de imaginar o quão rápido seria o sucesso da WWW, e como ao longo do tempo esta página faria parte da vida de milhões de pessoas.

Evolução

De páginas estáticas com apenas textos e hiperligações, o salto foi para websites completos, recheados com elementos de multimídia, desde imagens até vídeos e infografias dinâmicas.

Deu-se assim início ao período da Web 2.0. A mudança ocorreu rapidamente, na velocidade de um clique, e a verdade é que atualmente esse conceito já se encontra ultrapassado, graças aos famosos apps.

Se você está interessado na criação do seu próprio website, entre em contato conosco.

Nós da Sorocaba na Web somos especialistas na criação dos mais diversos tipos de site!

Fechar Menu